Óculos de Sol no Inverno é necessário SIM!!

 Óculos de sol em plena chuva? Você pode achar isto um absurdo, não é mesmo?

Com a chegada do inverno, os dias ficam mais nublados e frios e o uso de óculos escuros se torna menos frequente. Mas tão importante quanto nos dias claros de verão, este acessório é imprescindível nos dias nublados também. Não é porque o sol não está aparente que não há a emissão dos raios UV tão prejudiciais.

Em todas as épocas do ano, no verão ou no inverno é necessário proteger nossos olhos de alguma forma.

Como não podemos passar protetor solar nos olhos assim como passamos na pele, a melhor forma de proteger nossos olhos é com o uso dos óculos de sol.

A principal preocupação é com o efeito cumulativo da radiação que pode ocasionar uma catarata precoce entre outras patologias a longo prazo. No entanto, não basta apenas utilizar os óculos com lente escura, é preciso que ela possua filtro de proteção contra os raios UV. Inclusive,  é melhor deixar de usar o acessório quando não há filtro, pois a lente escura dilata a pupila, aumentando a entrada dos feixes de luz nos olhos.

Uma coisa é o incômodo causado pela luminosidade e outra são os raios ultravioletas UVA e UVB que fazem mal a nossa saúde

Portanto os óculos de sol não são mera questão de moda, podem realmente ajudar a manter uma visão saudável.

Se, mesmo assim, você achar que usar óculos escuros com o dia meio nublado é estranho ou te incomoda, você pode escolher os óculos com lentes em degradê, são mais claras que as lentes com coloração total e filtram os raios UV da mesma forma, assim, você poderá utilizá-los por mais tempo garantindo mais proteção.

Para aqueles que necessitam de correção de grau também existem lentes de contato que possuem proteção contra os raios UVA e UVB. Ou ainda as lentes dos óculos de grau incolores (transparentes) com proteção também.

Convencido?? Então tire os seu lindos óculos da gaveta, inclusive nesse inverno, e use e abuse dessa proteção 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *