Óculos com lentes transparentes e coloridas: Moda que precisa de atenção!!

Lentes amarelas, azuis, rosa, vermelhas, roxas e tantas outras cores disponíveis no mercado são charmosas, estão na moda e são a tendência do momento. Mas quando se diz respeito à óculos nossa saúde visual entra em jogo e precisamos tomar certos cuidados. Cada cor filtra um tipo de raio de luz e isso interfere no nosso conforto e proteção. Uma coisa é regra e não podemos esquecer, sempre que saímos no sol o óculos que usamos PRECISA ter filtro UV nas lentes independentemente da cor.

Agora vamos à função de cada cor:

As cores marrom, cinza, verde e âmbar, são as mais recomendadas pois são cores que provocam pouca distorção da visão e das cores do ambiente.

No caso dos idosos, as lentes verdes são ainda mais indicadas. Elas realçam o contraste da visão e dão maior conforto.

Cinza

É a cor mais comum de óculos de sol, pois fornece uma visão mais natural das cores, sem aumentar o contraste e reduz a intensidade da luz sem alterar a cor dos objetos. É uma boa escolha para o dia a dia. Na prática esportiva o cinza é indicado para golfe, ciclismo, corrida, montanhismo.

Marrom

Funciona bem em condições de luz variáveis, melhorando o contraste e fazendo com que os objetos pareçam mais nítidos, pois bloqueia uma porcentagem maior de luz azul (em comparação com a cor cinza). São indicadas para dirigir durante o dia, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade. Indicado para praticantes de golfe, tênis, pesca, montanhismo e esqui.

Verde

As lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste, principalmente em ambientes com pouca luz. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste; O verde suaviza as tonalidades das cores. Recomendado para atividades esportivas em que o objeto precisa aparecer contra o fundo, como golfe, tênis, corrida e tiro.

Laranja

Aumenta a percepção de profundidade em condições nubladas, obscuras ou nevoeiro. Mas não é indicado em atividades que exigem reconhecimento de cores, pois irá distorcê-las. Não recomendada para ser utilizada em dias ensolarados.

Amarela

Assim como o laranja, também aumenta a percepção de profundidade em condições nubladas, obscuras ou nevoeiro. Não é adequado em atividades que exigem reconhecimento de cores, pois irá distorcê-las. Muito recomendada para motoristas que dirigem à noite ou atividades com pouca luminosidade pois realçam a visão noturna. Não recomendada para ser utilizada em dias ensolarados pois reduzem o contraste.

Rosa

Filtram a radiação ultravioleta e transmitem o infravermelho em pouca intensidade. São indicadas para a proteção contra a radiação ultravioleta em ambiente de trabalho, especialmente em salas iluminadas com lâmpadas fluorescentes.

Azul

Caracterizam-se pela alta transmissão do azul e violeta e pela absorção de laranja e amarelo. As cores dos objetos são bem modificadas. Muito recomendada para usuários de computador pois além de proteção dá conforto aos olhos e reduz o cansaço visual.

Vermelha

As lentes vermelhas distorcem muito as cores. Podem causar mal-estar e não são indicadas para usar em dias ensolarados.

Roxa ou Púrpura

As lentes arroxeadas são recomendadas para atividades em contato com a natureza, pois realça o contraste do azul e do verde. Ideal para esqui ou caça.

Preta

Indicadas para uso em ambientes abertos e bem iluminados. Não utilizar em ambiente fechado, pois além do desconforto, a retina pode ficar sensível ao menor grau de luminosidade. Ideal para quem acaba de fazer uma cirugia ocular, principalmente de catarata.

 

** Com essas informações fica mais fácil escolher as lentes mais adequadas ao seu estilo e necessidades.

A Homeóculos conta com uma variedade de óculos de sol para você aproveitar da melhor forma o seu dia a dia com proteção e conforto.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *